(67) 3029-3849 | (67) 3383-3846

contato@centroauditivograhambell.com.br

Aparelhos Auditivos, Surdez, Os melhores preços em aparelhos auditivos de Campo Grande MS

Audição

9 de janeiro de 2013

Como funciona a audição?

O ouvido humano é um órgão altamente sensível que nos capacita a perceber e interpretar ondas sonoras em uma ampla gama de frequências (20 à 20.000 Hz).

O ouvido tem um papel importante na comunicação e no equilíbrio do corpo e constitui-se basicamente de três partes principais:

orelha

Orelha Externa

Inclui o pavilhão auricular, meato acústico externo e membrana timpânica. A orelha externa é responsável por captar os sons vindos do ambiente e levá-los à orelha média. O pavilhão auricular irá captar as ondas sonoras, que serão conduzidas pelo meato acústico externo, até chegar à membrana timpânica, que vibrará.

Orelha Média

Onde se encontra os menores ossos do corpo humano, o martelo, a bigorna e o estribo. Estes três ossículos estão ligados à membrana timpânica e orelha interna, transmitindo as vibrações. A tuba auditiva também está presente na orelha média, sendo responsável pela pressão aérea.

Orelha Interna

Na orelha interna, o som é processado pela cóclea e as informações que afetam o equilíbrio são processadas pelos canais semicirculares. A cóclea é preenchida por um líquido e por minúsculas células ciliadas em toda a sua extensão da cóclea. A onda sonora causa o deslocamento do líquido e por consequência as células ciliadas se movimentam e se curvam. Tal processo dispara uma reação química que transmite a mensagem para a extensão do cérebro responsável por interpretar a audição.

A DEFICIÊNCIA AUDITIVA

A deficiência auditiva é a redução ou a perda total da audição. Os sintomas, causas, tipos e graus da perda de audição podem ser inúmeros.

Sintomas da perda auditiva

Alguns sintomas de perda auditiva incluem:

– Dificuldade para escutar em reuniões familiares, salas de concertos, teatros, local de trabalho, etc.
– Dificuldade para escutar a televisão e/ou telefone.
– Dificuldade para entender a conversação em um grupo de pessoas.

Os indivíduos afetados por uma perda auditiva, freqüentemente desenvolvem formas para tentar ouvir melhor em situações difíceis. Essas formas incluem:

– Pedir aos outros que repitam as falas.
– Virar a cabeça de lado direcionando-a para os sons ou para quem está falando.
– Elevar o volume da TV, rádio ou equipamento de som.
– Evitar reuniões sociais.
– Fingir entender a mensagem recebida.