(67) 3029-3849 | (67) 3383-3846

contato@centroauditivograhambell.com.br

Aparelhos Auditivos, Surdez, Os melhores preços em aparelhos auditivos de Campo Grande MS

Cuidados com a audição no Carnaval

29 de Janeiro de 2018

O som nessas festas pode chegar a 120 decibéis

Com o carnaval chegando a maioria das pessoas já estão com a cabeça na folia, mas antes de cair na festa é preciso estar atento aos cuidados com a audição. Medições feitas em anos anteriores mostram, que o volume das caixas de som dos trios elétricos tem níveis de ruídos alarmantes.
Quem tem o costume de acompanhar a 50 metros de distância de um trio elétrico está exposto a um barulho de 96 decibéis, quem fica atrás recebe um barulho ainda maior, que pode chegar até 120 decibéis, ruído próximo a de uma turbina de avião.
Lembrando que o ouvido humano suporta sons até 85 decibéis. Todas as pessoas que se expõe a um som muito alto pode sofrer danos auditivos.
Os principais sintomas são: sensação de pressão nos ouvidos, zumbido dificuldade para ouvir, isso ocorre no mesmo dia ou no dia depois da folia. O mais grave são os efeitos que podem ir além, como alerta a fonoaudióloga, Andréa Varalta Abrahão, “mesmo que os incômodos desapareçam, as células ciliadas, responsáveis pela audição, podem ter sido lesionadas. Nesse caso, os problemas surgem com o passar o tempo, já que as células não se regeneram e a perda auditiva é acumulativa, alerta”.
Se você pretende cair na folia, a fonoaudióloga indica uma distância mínima de 10 metros do equipamento de som, se possível usar protetores articulares, que amenizam o impacto do barulho nos ouvidos. As pessoas que trabalham nessas festas é importantíssimo que use a proteção.
Alerta 
A exposição prolongada ao som alto, por um tempo seguido, pode gerar vários tipos de perda auditiva. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia estima que 15 milhões de pessoas tenham algum tipo de perda auditiva.